Geral

Marketing promocional: a estratégia para impulsionar seu negócio

Marketing promocional

O marketing promocional é o ramo do marketing especializado em divulgar os produtos, como comunicar-se com o consumidor e o objetivo principal é promover a marca do negócio.

Além disso, é através da promoção que você cria um elo entre a empresa e o consumidor e, acredite, é perfeitamente possível realizar isso mesmo sendo pequeno.

Nós temos grandes marcas no mercado que carregam milhões de fãs e, não é por acaso, existe uma relação direta entre esse relacionamento e a comunicação da empresa para com o público-alvo.

Um ponto fundamental para todo esse sucesso é a implementação de técnicas e estratégias de marketing em todas as ações e campanhas que são desenvolvidas.

Se você busca, de alguma maneira, melhorar a imagem do negócio, se destacar no mercado e criar um relacionamento positivo com os consumidores, o marketing promocional é a resposta.

Você entenderá o conceito de marketing e promoção, como as estratégias são essenciais para impulsionar o crescimento da empresa e alguns exemplos de brindes e técnicas para aplicar aí, seja no seu negócio ou na empresa que você faz parte.

Vem com a gente!

O que é marketing promocional?

O marketing promocional é uma ramificação do marketing que busca gerar proximidade, identificação e fortalecimento da marca de um negócio para com o consumidor.

Segundo a maior autoridade sobre o assunto, a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), define o marketing promocional da seguinte maneira:

Marketing promocional é um emaranhado de estratégias aplicadas com o objetivo de construir uma marca, aumentar o número de vendas, prospectar clientes e fidelizá-los.

E para desenvolver um planejamento de marketing para uma empresa é necessário estudar o cenário e analisar as possibilidades para implementar diversas estratégias no âmbito do segmento para promover os novos produtos, serviços e a marca que afinal de contas é o objetivo principal de qualquer negócio.

Grandes exemplos de estratégias de marketing promocional são os cupons de desconto, amostras grátis e brindes personalizados

Com toda certeza você já recebeu amostras de produtos, cadernetas personalizadas, — principalmente nas festas de final de ano —  copos, canecas, garrafas ou cupons que são os mais utilizados no próprio negócio ou até mesmo entre lojas parceiras.

Perceba como a construção do planejamento é muito importante para criar essa relação com o público-alvo, com o público consumidor e construir uma presença sólida.

Então, ao desenhar sua campanha promocional estude quem você deseja impactar e faça isso da melhor maneira possível. 

A relação entre consumidor e marca através da promoção

É necessário esclarecer algo muito importante, principalmente para você que está tendo os primeiros contatos com o marketing. 

Muitas pessoas confundem o termo promoção com descontos e necessariamente não é sobre isso. 

A promoção está relacionada a promover, promover determinado produto ou serviço, é o ato de trazê-lo à tona. De fazê-lo ser conhecido, por exemplo, um produto novo, uma coleção nova, enfim. 

Desconto está atrelado a oferta, lembre-se disso, é muito importante entender essa diferença. 

Oferta é quando há os famosos “50% OFF”, “30% OFF” e a promoção necessariamente é o conjunto de estratégias para divulgar o novo produto da melhor maneira possível.

Os 4 P’s do marketing

Produto, preço, praça e promoção, também conhecidos como mix de marketing, são os pilares de qualquer estratégia de sucesso no universo do marketing.

Entenda a finalidade de cada um, resumidamente:

Produto: o que você oferta.

Preço: é variável, mas deve ser atrativo para o público.

Praça: onde você vai oferecer (loja física, loja virtual, apenas na sua região, em todo o país).

Promoção: é o local ou os locais, onde e como o produto será divulgado, ou seja, os canais de divulgação. Como você vai fazer para que a sua audiência, o seu público-alvo saiba da existência desse seu produto?

A promoção é o mecanismo de atração mais forte, depois é claro da oferta, porque todo mundo adora descontos.

Mas uma coisa é certa, o consumidor preza por essa relação forte, por negócios que pensam cuidadosamente em cada detalhe, da promoção à oferta.

Por isso, perceba, promover um evento, uma campanha promocional ou até mesmo um evento corporativo, por exemplo, é necessário fazê-lo de maneira clara para que o seu público entenda que é para ele. 

Portanto, você não pode pular o dever de casa, que é estudar a persona do segmento do seu negócio ou da empresa que você faz parte. 

É sua tarefa entender minimamente o público e com isso você terá nas mãos o poder para construir uma campanha direcionada, que não poderá ser ignorada porque você fez a sua parte. 

Então, perceba mais uma vez, que não é simplesmente criar uma promoção, planejar a campanha do novo produto, é necessário saber como apresentá-lo de tal maneira que o consumidor entenda que a mensagem foi diretamente para ele. 

A comunicação precisa ser clara.

Vamos conferir as estratégias de marketing promocional mais utilizadas no mercado

Segue aqui com a gente! 

Como implementar o marketing promocional para ter sucesso nas campanhas?

Aplicar o marketing promocional é bastante simples, provavelmente você já viu a aplicação sendo feita no mercado por diversas pessoas, até mesmo pelo seu concorrente e inclusive por você.

Talvez você não soubesse que existia uma técnica por trás, que é necessário um planejamento, o que seja, para que as ações deem retorno satisfatórios. 

Mas agora você sabe da importância e, principalmente, de como é necessário aplicar a comunicação da maneira correta para manter o seu público engajado e para fazê-lo entender sua mensagem. 

Então vem cá, confere algumas dicas que separamos para você.

  • Defina os objetivos e metas.
  • Conheça a persona.
  • Defina seu tom de comunicação de acordo com a campanha.
  • Busque gerar curiosidade no seu público com antecedência.
  • Analise as métricas e ROI após o encerramento de cada evento.

Com esses passos básicos e importantes você conseguirá tirar sua campanha do papel e projetar no mundo real da maneira mais brilhante possível e, é claro, sem esquecer de mensurar os resultados para avaliar o que está dando certo e o que precisará de ajuste para as próximas campanhas.

Lembre-se que cada campanha terá uma persona diferente, por isso o estudo do público-alvo e a definição do tom de comunicação é extremamente essencial para que você alcance quem deseja.

Utilize outras estratégias do marketing, faça um mix, faça seus testes e assim com o tempo você conseguirá desenvolver os demais eventos com certa facilidade.

Agora que você leu essas dicas — espero que de fato tenha lido e anotado — vamos ver quais são as estratégias mais utilizadas de marketing promocional no mercado.

Estratégias de marketing promocional 

O marketing promocional é um conjunto de ações desenvolvidas para divulgar os produtos, serviços, a empresa, enfim, o objetivo é se aproximar do público-alvo. Isso você já sabe.

Porque a comunicação é o ato mais importante de toda a ação.

E quando fazemos a comunicação alinhada com o que o público deseja, todo o esforço e investimento resulta, consequentemente, no aumento das vendas e o reconhecimento da marca no mercado.

O consumidor passa a vê-la como solução às suas necessidades, ou seja, você conquistou o primeiro lugar na lista.

Para ajudar você a inovar, ser mais criativo e sair do “mais do mesmo”, selecionamos as estratégias mais utilizadas por grandes players e varejos do mundo dos negócios.

Ah, só reforçando, você pode utilizá-las de maneiras diferentes, ou seja, pega o conceito da estratégia e molda ela a realidade do que você busca. Aqui a criatividade não tem limites. 

Confere cada uma delas e manda ver!

Amostra grátis 

O marketing promocional pode ser utilizado de diversas maneiras em vários segmentos do mercado, a amostra grátis é uma modalidade muito adotada em nichos alimentícios.

Por exemplo, o cafezinho oferecido de maneira gratuita, a degustação de novos produtos e sabores, a amostra grátis de perfumes, hidratantes, existe uma gama de possibilidades que podem ser implementadas para conquistar novos clientes.

É uma maneira muito simples de promover os produtos, mas muito efetiva.

Cupons

Os cupons aquecem qualquer segmento, muito utilizado também em parcerias com outras lojas, que proporcionam entretenimento ou são complementares ao seu nicho.

Podem ser utilizados cupons de desconto, cupons que proporcionam experiências, cupons que como o famoso vale-troca, enfim, quem cria a finalidade do cupom é você!

O cupom é um meio de troca, é como se fosse a utilização da estratégia do guest post que temos na produção de conteúdo só que no mundo real, em lojas físicas por exemplo, ou um collab como queira chamar. 

Mas o importante é que há a troca entre os negócios parceiros, você presenteia o seu cliente com o cupom da loja parceira e essa loja recebe esse cliente. Ambos saem ganhando!

Outra estratégia usada em conjunto com os cupons são os sorteios, que são campeões em atrair público para as campanhas. 

Descontos 

Tradicionalmente os descontos são um método muito conhecido e que continua efetivamente trazendo resultados, mas é importante ressaltar que os descontos são usados normalmente quando há  a intenção de queima de estoque ou quando o cliente faz compras em grandes volumes.

Você pode trabalhar diversas modalidades de desconto, seja para entrega, para volumes de compra, leve 2 pague 1, há uma infinidade de possibilidades que você pode desenhar para suas campanhas e para o dia a dia do negócio.

Lembre-se que o desconto é um incentivo para o seu consumidor, no entanto, não aplique essa estratégia com frequência, porque vai parecer desesperador!

Fidelidade

Ainda em conjunto com as demais citadas, a fidelidade vem através de um relacionamento sólido com uma parcela de clientes e isso é muito importante para todo negócio que pretende expandir suas operações.

Construir a confiança, gerar identificação e manter o relacionamento aquecido, são pontos importantes para assegurar essa fidelidade.

Lembre-se que o seu melhor cliente sempre será aquele que já compra a você.

Presentes personalizados 

Agora uma forma criativa de fidelizar os antigos clientes e conquistar novos é oferecer presentes personalizados.

Todo mundo gosta de receber presente.

Os brindes personalizados são acessíveis e garantem que sua marca sempre será lembrada quando utilizado Por isso, ressaltamos, aposte em brindes úteis para o dia a dia do seu consumidor.

Aqui na Lira Brindes você encontra uma infinidade de presentes e possibilidades para inovar nas suas campanhas promocionais.

Mas, porque o mercado aposta tanto em estratégias de vendas e ações de marketing para promover os produtos? 

Você vai descobrir agora mesmo quais são as vantagens do marketing promocional principalmente para pequenos negócios.

6 vantagens do marketing promocional 

O marketing promocional conecta empresas a clientes e cria um relacionamento duradouro, o que proporciona diversos benefícios para o negócio.

É uma maneira eficiente de reforçar a relação com os clientes já existentes e atrair novos, além disso, é através da promoção que a marca ganha reconhecimento, aumentando as chances de tornar-se referência no segmento da sua região.

Lembre-se que a internet é uma grande aliada quando o assunto são campanhas promocionais, você pode promover o produto ou serviço para o maior número de pessoas possíveis.

O mercado digital possibilita um crescimento acima da média e com facilidade, foque na produção de conteúdo de qualidade da sua campanha e em quais canais serão distribuídos.

Esteja onde o seu cliente está.

Agora, para saber se essas ações fazem sentido para a empresa e se vale a pena investir nessa modalidade, segue com a gente e confira as vantagens que o marketing promocional pode oferecer.

  1. Atração de novos clientes e a fidelização dos já existentes na carteira.
  1. Construção de relacionamento sólido com o público consumidor.
  1. Impulsiona o crescimento do seu negócio.
  1. Os clientes tornam-se fãs da sua marca.
  1. Possibilidade de tornar-se referência no segmento que atua.
  1. O marketing promocional ajuda sua audiência a enxergar valor no que você oferece independente do preço.

O overdelivery é chave de ouro para qualquer campanha promocional e faz com que seus clientes desejem ainda mais consumir seus produtos, estar presente nos seus eventos e fazer parte da sua história.

Quando você entrega mais do que o esperado, você constrói uma carteira de clientes fiéis e comprometidos com a expansão da sua empresa.

Você não precisa ter uma estrutura robusta para começar a investir em ações de marketing, você precisa conhecer e saber implementar as técnicas, promover ações que funcionem. 

Contar com uma equipe de alto nível faz toda diferença, por isso, descubra como incentivar colaboradores e gerar engajamento para que os novos projetos sejam um sucesso.

Leia também: 8 ideias de kit onboarding para empresas

5 ideias de brindes promocionais para impulsionar o crescimento do seu negócio

Uma dica muito importante para toda construção de campanha é focar no objetivo. 

Saiba o que você quer fazer, como e onde, esses detalhes ajudarão você a ter base para definir qual tipo de brinde oferecer para o seu público.

Quer ver um exemplo?

Os maiores players do mercado digital quando promovem imersões presenciais oferecem, tradicionalmente, os seguintes itens personalizados: cadernetas, canetas, copos, garrafas e sacolas, por exemplo.

São itens que compõem kits especiais que serão utilizados durante todo o evento, fortalecendo o branding da marca e gerando conexão com a galera.

Então, você percebe a importância de saber o porquê, de saber o objetivo em primeiro lugar?

Se o seu objetivo é promover o novo produto de uma coleção, por exemplo, do nicho da perfumaria, o melhor brinde que você pode oferecer são amostras grátis. 

Vem conferir o que preparamos para você, uma lista com 5 ideias super acessíveis  de brindes personalizados para campanhas promocionais. 

Chaveiro personalizado em cortiça kraft

Pequenos brindes fazem parte de diversas campanhas promocionais e os chaveiros são um exemplo disso.

Chaveiros são colecionáveis, são úteis e estão por toda parte. Podem ser utilizados em chaves, bolsas, como acessório, enfim, existe uma infinidade para aqueles que são criativos.

Nós selecionamos uma excelente peça em cortiça para você estampar a sua marca.

O chaveiro em cortiça kraft é sustentável, leve e com aparência em couro torna-se muito elegante. 

Você pode oferecer esse brinde como cortesia aos seus clientes e é indicado para todos os segmentos empresariais.

Bolsa personalizada de higiene pessoal

Se o seu negócio é do nicho de beleza esse item é ideal para conquistar ainda mais a sua clientela fiel.

As mulheres adoram estar com o kit salva-vidas, maquiagem, itens de higiene pessoal, perfumaria e proporcionar praticidade para o seu público é uma maneira de gerar reciprocidade.

A bolsa de higiene pessoal é feita 100% de algodão com detalhes de cortiça no fundo e no puxador, tornando-a uma peça indispensável para os momentos mais especiais.

Exemplos de nichos que podem presentear sua clientela e com a bolsa de higiene pessoal:

  • Consultórios odontológicos.
  • Clínicas estéticas.
  • Hóteis e pousadas.
  • Hospitais.
  • Perfumarias.
  • Salões de beleza.

Pin Personalizado Acrílico

Está afim de tornar sua imaginação em realidade?

Os pins em acrílico podem dar vida a qualquer ideia minimalista que você deseja, por exemplo, a sua logomarca, bandeiras, animais, personagens, enfim, quem faz o pin é você!

Pins personalizados são feitos a base de acrílico, impressão digital e sem limite de cores. É feita a aplicação de resina cristal PU (não amarela).  

São itens ideais para presentear os seus clientes e, acredite, você pode criar campanhas promocionais com pins colecionáveis!

Já imaginou lançar essa ideia?

Os pins são indicados para todos os segmentos empresariais, principalmente aqueles que atendem o público jovem.

Clique aqui, faça um orçamento online agora mesmo, envie sua ideia e receba as informações diretamente no seu e-mail.

Canetas Personalizadas

Com toda certeza você conhece a famosa frase “Me venda essa caneta” que foi imortalizada pelo o filme O Lobo de Wall Street e, convenhamos, caneta é um item essencial!

Você com toda certeza utilizou uma hoje, assinou documentos importantes, anotou suas ideias, desenhou novos projetos e concretizou outros.

Existem diversas canetas personalizadas de cores diferentes que podem destacar ainda mais a sua marca. 

Faça parte da realização dos sonhos de seus clientes, aqui na Lira Brindes há uma variedade de modelos, clique aqui e confira.

Garrafa personalizada com infusores 

Criar campanhas promocionais e presentear os clientes em épocas comemorativas ou não faz parte da construção do branding sólido da empresa.

A garrafa com infusores é um item que pode agregar valor aos consumidores de cafés, restaurantes, bistrôs, bares, e, por que não, em outros segmentos como academias, livrarias, empresas, etc.

Promover o bem-estar e o cuidado com a saúde física é importante, porque o cliente saberá que você também quer vê-lo bem.

Essa garrafa é feita de vidro de borosilicato com parede dupla e a tampa em bambu, possui capacidade de 490 ml. Vem incluso com 2 infusores de inox e pode ser higienizada em máquinas de lavar.

Conheça nossa linha completa de brindes personalizados diretamente no site.

As tendências do marketing promocional para empresas

O marketing é um campo de trabalho muito dinâmico e por isso é preciso estar atento a todas as mudanças e inovações do mercado.

As tendências do marketing promocional é um conjunto de estratégias que considera  o comportamento do público-alvo, em quais canais a audiência está presente, o avanço tecnológico e o reflexo das experiências individuais na sociedade.

Existem novas modalidades que aproximam o público da marca e é muito importante que você esteja por dentro das novidades, que é constante, para aproveitar a oportunidade e ganhar visibilidade no segmento.

As redes sociais são ferramentas que estão lançando tendências com frequência para o mercado digital e você pode utilizá-las a seu favor. 

Outro ponto interessante quanto as novidades são novos meios de divulgação e comunicação com a sua audiência. 

Campanhas interativas quando bem desenvolvidas trazem grandes resultados, a exemplo, temos as lives. 

Influenciadores que apresentam o produto para a audiência dele, mas nesse caso é importante ressaltar que o influenciador deve gerar essa identificação com o nicho da empresa.

Por exemplo, se você é do nicho de turismo, invista em influenciadores que viajam bastante e mergulham em culturas e experiências nas viagens.

As tendências do marketing promocional para 2022 acompanharão as mudanças do comportamento do consumidor e lembre-se que o bem mais valioso no século XXI é a atenção.

Portanto, foque na evolução do comportamento do seu público e acompanhe a movimentação do mercado. 

Seja criativo, aposte em novas estratégias e crie você mesmo as tendências para o seu segmento.

Se você busca ajuda para construir campanhas impactantes que deixe o seu público sem ar, conta com a gente!

Aqui na Lira Brindes você tem acesso a consultores que podem direcionar você para escolher o brinde ideal de acordo com a verba disponível. 

Clique aqui e entre em contato conosco.