Geral

O que é endomarketing e por que usar na sua empresa

Por muito tempo os olhos das empresas estavam voltados para seus clientes, afinal, só através do fechamento de vendas é possível ter lucro. Isso não mudou, mas hoje em dia para ter uma boa gestão e alcançar o sucesso só é possível tendo uma equipe motivada tanto quanto os clientes.

Para entender melhor sobre como funciona a gestão de pessoas, surgiu um modelo de estudo sobre a taxa de rotatividade de funcionários (em inglês turnover). Essa análise mede o número de funcionários  que saem de uma empresa durante certo período e quando esta taxa está muito alta significa que a empresa está tendo gastos excessivos e que está havendo algum tipo  insatisfação por parte dos funcionários. 

Através de um conjunto de estratégias voltadas para realizar ações internas, surgiu o endomarketing com a finalidade de melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores. 

Separamos alguns pontos para ajudar você entender melhor como funciona na prática o endomarketing em ações e por que usá-las.

Motivar equipe

Vídeos institucionais, plano de carreira e valorização de esforços são algumas das maneiras pelas quais as empresas podem melhorar  o ambiente de trabalho. Assim aumentam a motivação dos colaboradores, por se mostrarem mais abertos às novas ideias e melhorias.

Potencializar a produtividade

A alta produtividade é um dos resultados para a empresa que aplica boas estratégias de endomarketing na sua rotina. Isso porque os funcionários se sentem satisfeitos e tendem a ser mais proativos.

Menor rotatividade e colaboradores mais leais

Prezar pelo bem-estar e qualidade de vida são algumas das motivações que um funcionário pode levar em conta e não só os altos salários e benefícios. 

Estar feliz e motivado faz com que colaboradores se sintam muitas vezes satisfeitos, o que diminui significativamente o fluxo de entrada e saída nas empresas.

Brindes personalizados como estratégia de endomarketing

Aniversário, boas-vindas, treinamentos ou tempo de serviço são momentos importantes da vida de qualquer pessoa, mas também é a oportunidade perfeita para aplicar as estratégias de endomarketing através do uso de brindes personalizados. 

Celebrar as vitórias dos colaboradores faz toda diferença num ambiente corporativo. Presentear pelo alcance de metas, homenagear pelas conquistas individuais ou por coletivas e até para promover algum tipo de autocuidado com saúde ou bem estar estão dentro das milhares maneiras de incluir as técnicas de endomarketing na rotina. 

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o que é e como aplicar o endomarketing na sua gestão, confira algumas dicas que nossa equipe de especialistas listou com algumas das campanhas nas quais é possível inserir essa técnica. São elas: outubro rosa, campanha CIPAT/SIPA, maio amarelo, novembro azul e abril verde segurança do trabalho.

Leia também: 3 Retornos positivos de usar brindes personalizados