Geral

8 ideias de kit onboarding para empresas

Você sabia que o kit onboarding faz parte da construção da cultura organizacional de um negócio? 

É dessa maneira que o empregador demonstra para o novo funcionário a sua receptividade

Mas não só isso, a estratégia por trás dos investimentos feitos em kits de boas-vindas por grandes empresas está relacionada à integração do colaborador à equipe. 

Sentir-se parte da empresa é um motivo pelo qual todos os funcionários dedicam-se para atender as demandas, aumentar a produtividade nas tarefas, entregar além do que é solicitado…

Por isso, buscar alternativas que ajudem a fortalecer a cultura da empresa e reter talentos é uma solução estratégica para os negócios que desejam estar à frente da concorrência.

E pensando nisso, vamos ajudar você a identificar como escolher o melhor kit onboarding para sua empresa. 

São dicas e informações que ajudarão você a aproximar-se dos novos contratados e a dar os primeiros passos para o desenvolvimento de um programa onboarding eficiente.

A importância do kit onboarding nas organizações

Desenvolver um programa de onboarding eficaz ajuda a reter os bons colaboradores e a reduzir a rotatividade na sua empresa — o famoso turnover.  

O kit onboarding é uma dentre milhares de estratégias que podem ser implementadas em empresas de pequeno e grande porte para assegurar que o primeiro dia do novo integrante seja incrível e, além disso, seja a abertura para uma relação duradoura.

Gestores de sucesso buscam estender a visão sobre a empresa para as equipes através de políticas internas, incentivos, atividades e dinâmicas planejadas para que o time entenda os principais pontos que levam a organização a expandir suas operações.

E nada disso seria possível sem a força motriz da empresa: os colaboradores.

Valorizar os talentos desde o primeiro dia é um passo importante para que as expectativas de ambos sejam atendidas e para isso o ambiente de trabalho e as relações profissionais precisam ser tranquilas.

Lembre-se que você está construindo uma relação recíproca.

Então, dar as boas-vindas ao novo integrante é uma maneira de demonstrar sua solicitude, a dinâmica no ambiente de trabalho e, a parte mais importante, deixá-lo informado sobre todas as normas e regras.

O kit é uma ferramenta de trabalho escolhida estrategicamente para que os funcionários sintam-se acolhidos e dessa maneira possam desenvolver suas atividades conforme sua função.

Portanto, investir em processos que ajudem a acelerar a adaptação de pessoas novas ao time garante que você aproveite toda a energia do profissional e assegure que o potencial da equipe seja elevado ao máximo no curto prazo.

Kit boas-vindas: um mecanismo para aumentar a produtividade

kit boas vindas

Você fica mais motivado para finalizar determinadas tarefas o mais rápido possível quando há recompensas a serem recebidas, concorda?  

O mesmo acontece com os colaboradores.

É fato que ficamos mais dispostos e animados quando recebemos kit de boas-vindas, brindes, incentivos financeiros ou outros como forma de reconhecimento pelo nosso desempenho.

E os kits são utilizados para essa finalidade: motivação. 

No entanto, o kit de integração é apenas uma etapa de todo um processo de onboarding bem planejado. 

Para aumentar os indicadores de produtividade de uma equipe não é uma tarefa simples, principalmente quando os aspectos individuais dos funcionários estão indo em desencontro com a cultura organizacional.

Por isso, no desenvolvimento do onboarding da sua empresa o foco deve estar no funcionamento da organização, na cultura e valores da marca. 

O primeiro contato que o novo membro da equipe deve ter é com a apresentação de todas as regras, normas, as funcionalidades do ambiente de trabalho, a dinâmica da empresa, etc. 

Mas não torne esse processo monótono, faça um pequeno tour para que o primeiro dia do colaborador seja agradável, ajude-o a reconhecer o local onde passará boa parte do tempo, essa atitude o deixará mais confortável. 

São pequenos processos que somados contribuem para que a produtividade dos membros da organização aumente continuamente, saca?

Por isso o kit de boas-vindas é utilizado para engajar os colaboradores e, além disso, todas as etapas do programa onboarding ajudarão você a desenvolver uma equipe de alto nível.

Saiba mais sobre como engajar o seu time com kit boas-vindas e seja uma empresa reconhecida no mercado.

3 dicas para desenvolver um programa de onboarding eficiente

O processo de onboarding é um mecanismo utilizado como guia para você integrar o colaborador a sua empresa, a cultura organizacional e a metodologia de trabalho.

Seu principal objetivo é facilitar a adaptação ao novo ambiente para que ele atinja a capacidade profissional o mais rápido possível alinhado às metas e objetivos do seu negócio.

E lembre-se que as pessoas adquirem costumes e experiências por todos os lugares que já passaram, por isso é importante desenvolver um processo de onboarding fiel a sua marca.

O setor responsável por efetivar a dinâmica desse processo é o RH, defina quem serão os responsáveis por fazer essa triagem, alinhe suas expectativas para desenvolver um programa eficaz.

Com a construção de um onboarding bem feito a rotatividade da sua empresa reduzirá, você obterá um ambiente de trabalho mais harmônico, tranquilo e organizado. 

Para ajudar você com os primeiros pontos para definir o programa, separamos a seguir alguns passos importantes para definir o processo de onboarding ideal para sua empresa. 

Se liga a seguir!

1. Planejamento

Para tornar o programa eficiente e para verificar se o novo colaborador está evoluindo ao decorrer da jornada, você precisa entender o cenário atual da sua empresa e como deseja analisar o processo de aprendizagem dos funcionários.

Então, defina algumas questões para direcionar os fatores determinantes do planejamento como:

  • Quais são as metas do onboarding para a empresa?
  • Qual o tempo estimado para o processo de adaptabilidade, por exemplo, 30 dias, 60 dias ou 90 dias? 
  • O que você espera avaliar na aprendizagem do colaborador nesse período?
  • Quais são as métricas utilizadas para analisar o desempenho do profissional?
  • Quem o acompanhará e fornecerá os feedbacks?
  • Forneça recursos e ferramentas para a jornada de acordo com suas tarefas.

É importante responder a essas questões e deixá-las organizadas por função ou departamento, quanto mais específico e menos generalizado for o processo, melhor será o resultado.

2. Recepcionando os recém contratados

Logo após a aprovação do planejamento em conjunto com a sua equipe de RH, dê início ao programa.

Faça todos os preparativos para a chegada do novo tripulante, prepare todas as instruções e materiais que serão necessários para suas atividades, apresente-o ao seu local de trabalho e ajude-o a fazer o primeiro contato com os demais integrantes da sua equipe.

É importante focar as primeiras horas na receptividade do novo colaborador, se possível esteja presente para fazê-lo.

O primeiro dia é muito estressante e desconfortável para a maioria das pessoas, então, tornar esse dia mais leve é um ponto positivo para a sua gestão.

3. Capacitação e treinamentos

Esse é o último pilar essencial para tornar qualquer processo de onboarding eficiente.

Focar no planejamento para definir as metas, realizar a receptividade do colaborador fazendo-o sentir-se em casa e fornecer todas as ferramentas e conhecimento necessário para desenvolver suas habilidades são aspectos fundamentais para um onboarding efetivo.

Por isso, invista em treinamento e capacitações para que o profissional possa absorver o máximo de informações sobre a sua empresa e, principalmente, sobre a área na qual irá desempenhar sua função.

Lembre-se que todo investimento resulta em retornos para sua empresa — o famoso ROI —, então busque colaborar com a especialização da sua equipe, assim você terá um time capacitado para solucionar problemas e participar ativamente no desenvolvimento de novos projetos.

O onboarding também faz parte de uma estratégia que chamamos de endomarketing, que aplica-se a toda a sua equipe, ou seja, você precisa estar continuamente motivando os seus colaboradores para alcançar o sucesso e manter-se no topo.

Descubra os benefícios do kit onboarding para funcionários

O kit de integração é uma estratégia que tem sido usada por grandes empresas mundo afora e, acredite, há diversos benefícios que essa prática proporciona para os funcionários e, principalmente, para os negócios. 

Presentear o novo contratado pode gerar sentimentos positivos e uma boa relação com a sua empresa, mas lembre-se, deve haver uma estratégia bem definida por trás de cada ação, combinado?

O objetivo é obter vantagens para a empresa e promover o acolhimento do novo contratado. Torne esse processo bem descontraído e os frutos virão.

Sabe o que isso significa? 

  • Redução no desligamento de funcionários. 
  • Aumento da percepção de valor da sua empresa no mercado — haverá mais pessoas que desejam trabalhar na organização. 
  • Aumento de produtividade. 
  • Seus colaboradores serão os embaixadores da sua marca. 
  • Sentimento de pertencimento. 
  • Engajamento na resolução de problemas.
  • Fortalecimento da cultura organizacional. 
  • Construção de uma base de colaboradores solícitos e leais.

Investir em kit boas-vindas para empresas é uma ótima oportunidade para assegurar o crescimento do negócio com o apoio de uma equipe altamente engajada com os objetivos do empreendimento.

Agora que você conheceu algumas vantagens do onboarding, chegou a hora de saber como escolher o kit ideal para implementar a estratégia de integração dos funcionários.

Não pare por aqui. 

Continue conferindo e descubra como o kit de boas-vindas influencia sua marca no mercado.

Como escolher um kit de integração eficaz?

O kit de integração precisa ser de grande utilidade para o dia a dia e, se possível, que haja uma relação sobre a área de atuação do funcionário no departamento da empresa. 

É importante que os itens sejam úteis, que ajudem a desenvolver as atividades ou materiais que sejam utilizados para seu autocuidado, preservar a saúde mental e integridade física do colaborador é um excelente investimento a longo prazo.

E há diversas opções de kits onboarding no mercado, variedades e combinações imperdíveis para você criar o kit da sua marca

Há uma modalidade de trabalho que mais recebe investimentos para proporcionar essa integração eficaz do novo membro ao time, o home office, mas essa prática não é feita apenas em ambientes corporativos.

O mercado também adotou para presentear seus clientes com diversos brindes em ocasiões diferentes, seja àqueles que compram com frequência, clientes que fazem grandes investimentos ou até mesmo em datas comemorativas. 

Isso faz parte de um planejamento estratégico de vendas bem definido.

Lembre-se que o objetivo do kit de integração é tornar o processo de ingresso no ambiente de trabalho promovendo tranquilidade, motivação e engajamento.

Procure por opções que remetem a finalidade da sua organização, itens que de fato ajudem seu colaborador no dia a dia facilitando o deslocamento, a convivência interna e garantindo sua satisfação no tempo que será dedicado à prestação de serviços.

A seguir, abordaremos alguns kits onboarding para empresas e o que você deve considerar ao montar um kit de boas-vindas personalizado.

banner

O que considerar ao montar um kit onboarding personalizado?

Como mencionamos, o kit onboarding deve ser útil e pensando em utilidade imagine o quão presente você deseja que a sua marca esteja na vida dos seus colaboradores e potenciais clientes.

Considere investir em itens que possam ser usados com frequência, como squeezes, mochilas, sacolas, copos, cadernetas e agendas…

Há uma infinidade de itens que podem ser selecionados de acordo com o objetivo da sua empresa para com a integração do novo colaborador, fidelização de clientes ou propagação da marca no mercado em eventos corporativos. 

Outro ponto importante, escolher os itens ideais para a sua categoria de negócio.

Por exemplo, se você gerencia academias busque brindes que sejam indispensáveis no dia a dia de quem é esportivo ou se no seu caso são escritórios corporativos, opte por itens que ajudem na organização e planejamento.

Mas o mais importante ao montar um kit onboarding personalizado para empresas ou definir os brindes para as campanhas promocionais é selecionar o fornecedor.

Atente-se a qualidade dos brindes, programação de entrega e o custo benefício. O processo de escolha precisa ser de boa e prazeroso, curta esse momento, você tornará a marca da empresa memorável!

A seguir apresentaremos algumas recomendações de kits boas-vindas para empresas, que podem ser utilizados para a recepção de colaboradores, brindes para campanhas ou para datas comemorativas.

1. Kit onboarding corporativo

kit onboarding corporativo

A ideia do kit onboarding corporativo é manter o colaborador engajado com a empresa e para isso esse kit de boas-vindas é excelente para que os profissionais tenham facilidade no manuseio de documentos.

O item principal é uma pasta zip-zap, essencial para guardar contratos, documentos pessoais e demais papéis importantes.

O kit onboarding corporativo é um sucesso em eventos, empresas de formaturas e faculdades.

Os itens que compõem esse kit são:

  • 01 Chaveiro Abridor.
  • 01 Caneta.
  • 01 Pasta Zip-Zap.
  • 01 Copo de 750ml com tampa e canudo.

A sua marca estará presente nos melhores momentos do novo integrante do seu time. 

2. Kit boas-vindas personalizado – 4 peças

.

 kit boas-vindas personalizado 4 peças

O kit boas-vindas personalizado 4 peças é ideal para a receptividade de um integrante ou em  eventos realizados por sua empresa. 

Por exemplo, mantenha a segurança do seu ambiente corporativo com a utilização de porta crachá para a identificação dos seus funcionários.

Além disso, esse kit é sucesso entre agências, multinacionais e instituições. 

Confira os itens inclusos:

  • 01 Squeeze de vidro.
  • 01 Porta crachá.
  • 01 Sacochila.
  • 01 Caderneta.

Tenha sua marca registrada em peças de alta qualidade que acompanharão o seu cliente ou colaborador na jornada rumo ao sucesso.

3. Kit boas-vindas personalizado – 6 peças

kit boas vindas personalizado 6 peças

Se o kit boas-vindas 4 peças é sensacional, imagine um com 6 peças?

Esse possui itens essenciais para a segurança e autocuidado no dia a dia do colaborador. Preocupar-se com o bem-estar das pessoas que constroem a imagem da sua marca no mercado é essencial para o pleno funcionamento da sua empresa.

O kit personalizado 6 peças é altamente indicado para o retorno das atividades presenciais, os itens que o compõem são:

  • 01 Mochila antifurto.
  • 01 Garrafa.
  • 01 Caneta de metal.
  • 01 Frasco de álcool em gel.
  • 02 Máscaras de poliéster.

Além disso, você pode presentear com esse super kit participantes de eventos corporativos promovidos por sua empresa e em campanhas promocionais.

4. Kit onboarding – Sacochila e Squeeze

 kit onboarding Sacochila e Squeeze

O kit Sacochila & Squeeze é simples mas muito eficaz para o dia a dia, principalmente de quem pratica esportes.

Promova a praticidade na vida dos seus funcionários, a sacochila é uma ótima opção para quem prefere portar poucos itens quando está fora de casa.

Além disso, se sua empresa é parceira de academias e beneficia os seus colaboradores com assinaturas como o Gympass, por exemplo, esse kit é ideal para incentivá-lo a cuidar da saúde física.

Os itens que compõem esse kit são: 

  • 01 Sacochila.
  • 01 Squeeze.

5. Kit boas-vindas – SIPAT

 kit boas vindas SIPAT

Se sua organização é de médio ou grande porte, você provavelmente possui uma comissão da CIPA para cuidar dos demais colaboradores e dos interesses da sua empresa quando se trata da segurança do trabalho.

E o kit básico de boas-vindas SIPAT é ideal para presentear os colaboradores na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Essa semana é dedicada a orientar os colaboradores sobre a importância da segurança no ambiente organizacional.

Os itens que compõem esse kit são:

  • 01 Sacochila simples.
  • 01 Bolinha antiestresse.
  • 01 Porta cartão.
  • 01 Copo com canudo e tampa.

6. Kit onboarding personalizado – 5 peças

 kit onboarding personalizado 5 peças

Está em busca de um kit onboarding eficiente para que o seu colaborador sinta-se no ambiente de trabalho corporativo mesmo estando em home office?

O kit personalizado 5 peças é ideal para uma integração efetiva à distância. 

Incentivar os profissionais no distanciamento social é uma tarefa complexa até mesmo para grandes empresas, mas esse kit foi pensado para criar essa motivação e gerar a reciprocidade necessária para que o profissional volte ao jogo.

Os itens que compõem esse kit são:

  • 01 Sacochila.
  • 01 Copo de fibra de bambu 380ml.
  • 01 Mouse Óptico.
  • 01 Fone de ouvido com Fio.
  • 01 Caneta Esferográfica.

São itens essenciais para oferecer todo o suporte necessário no desenvolvimento das atividades do profissional.

7. Kit onboarding personalizado – 6 peças

 kit onboarding personalizado 6 peças

O kit personalizado 6 peças oferece uma combinação de materiais diferentes do anterior e um brinde extra para facilitar o dia a dia da sua equipe.

Mesmo com o avanço da tecnologia e diversos aplicativos que ajudam a detalhar nossas atividades diariamente, a agenda ou caderneta é um item essencial para aqueles que adoram anotar o que precisa ser feito.

Os itens que compõem esse kit são:

  • 01 Sacola TNT (41×37 cm).
  • 01 Garrafa de 700ml.
  • 01 Moleskine de 80 Folhas Pautadas.
  • 01 Necessaire.
  • 01 Caneta.
  • 01 Álcool em Gel.

É um kit ideal para consultórios, escritórios e empresas de diversos segmentos. 

8. Kit boas-vindas premium

 kit boas vindas premium

Se você deseja impressionar o recém contratado, o kit boas-vindas premium é uma excelente opção.

Montado especificamente para a marca que deseja estar presente nos melhores momentos do seu colaborador: seja ouvindo suas músicas favoritas, na hora do cafezinho ou no registro de suas metas.

Esse kit é incrível para agregar valor no dia a dia do profissional.

Os itens que compõem o kit premium são:

  • 01 Mochila.
  • 01 Caneca de cerâmica 350ml.
  • 01 Mouse Sem Fio.
  • 01 Fone de ouvido Sem Fio.
  • 01 Caneta Esferográfica Metal.
  • 01 Caderneta Capa Dura.

Todos os kits são ótimas opções para eventos, campanhas promocionais e brindes personalizados. 

Clique aqui para conferir a categoria completa de kit onboarding para empresas da Lira Brindes e aposte na presença da sua marca.

O kit onboarding e a sua marca no mercado

Se você chegou até aqui, saiba que construir uma relação duradoura com seus clientes é uma tarefa contínua que requer planejamentos e o uso de diversas estratégias para que o negócio continue crescendo. 

E com os colaboradores não é diferente, é preciso mantê-los engajados para que você obtenha alta performance e eficiência na realização das atividades.

Para isso é necessário um plano de negócios bem definido.

O kit onboarding é uma ótima maneira de incentivar os seus funcionários e propagar a sua marca no mercado.

Um bom exemplo para isso são as Fintechs e tantos outros segmentos que promovem a marca através de kits personalizados para os novos membros da empresa.

Essa propagação ocorre em redes sociais e são estratégias positivas porque, pensa bem, atrai pessoas talentosas que serão propulsoras para o crescimento do empreendimento.

Por isso investir em kits personalizados para a sua empresa é um ótimo custo benefício a longo prazo e é muito importante para reter profissionais, mas não só isso. 

Você precisa investir em outras estratégias de marketing para que a gestão do seu negócio obtenha resultados positivos e uma boa liderança é o ponto inicial para uma base sólida. 

Atente-se a isso e construa o futuro da sua empresa com a ajuda de parceiros fiéis a sua marca.

Está a procura de empresas que possam oferecer uma quantidade de itens e cores incríveis para montar o seu kit onboarding? Acesse o site da Lira Brindes clicando aqui.