Geral

Brindes para endomarketing

O endomarketing é uma estratégia voltada para os colaboradores.

E essa estratégia torna-se eficaz a partir da personalização aplicada ao negócio, do momento em que os gestores entendem como suas equipes e membros enxergam seu empreendimento.

Por isso, a avaliação e análise de cada integrante é importante para realizar o planejamento ideal que será implementado na empresa.

Pensando nisso, reunimos as melhores informações sobre os benefícios do endomarketing, as estratégias mais utilizadas, como transformar seus colaboradores em amantes da sua marca e o melhor de tudo: 5 ideias de brindes para endomarketing.

Por que o endomarketing é eficiente?

O endomarketing nada mais é do que uma estratégia utilizada para atrair, fidelizar e reter os funcionários de uma empresa.

São ações internas que potencializam o desenvolvimento no ambiente de trabalho, as habilidades, o conhecimento, as percepções do cenário em geral e atuam incentivando a busca por soluções e melhores resultados.

Talvez seja difícil acreditar que voltar totalmente os olhos para os colaboradores a ponto de investir em ações de marketing interno para obter resultados acima da média seja um exagero.

É fora do comum — na maioria das vezes —, não é algo que o mercado tradicional preza tanto, mas acredite, funciona. E empresas de todo o mundo investem nesse modelo de marketing interno. 

Richard Branson: “Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes.”.

O endomarketing é eficiente porque o único retorno possível é positivo.

Se você entender sobre o ambiente organizacional da sua empresa, sobre as pessoas que estão diariamente fazendo com que o negócio funcione, descobrindo quais são as dificuldades e proporcionar ferramentas e benefícios que estimulem sua equipe, o único resultado possível do marketing interno é o ganho

Mas lembre-se que para desenvolver qualquer estratégia é preciso compreender quais são as necessidades envolvidas. Você precisa entender onde quer chegar e qual o objetivo por trás de cada ação. 

Por isso, ressaltamos, começar pelo planejamento é muito importante.

Além disso, no endomarketing as estratégias podem ser inseridas e retiradas de acordo com as particularidades da empresa, ou seja, você adota as melhores ações de acordo com o perfil do negócio e de acordo com os seus objetivos.

Conheça as 7 estratégias de endomarketing mais utilizadas

Mencionamos lá atrás que o primeiro passo para começar a colocar as estratégias em prática é o planejamento e você sabia que o marketing interno — voltado para quem desenvolve todas as tarefas da sua empresa — é feito em conjunto com o RH?

Pois bem, é importante atentar-se a isso, porque pensa bem, são os profissionais desse departamento que analisam o perfil dos novos integrantes. 

São eles os responsáveis por direcionar os colaboradores durante a jornada de trabalho nos primeiros dias e são eles os responsáveis pelas avaliações individuais e mensuração de desempenho.

E o RH será extremamente essencial para alinhar as expectativas dos colaboradores para com a empresa, viabilizando as possibilidades de evolução para ambos os envolvidos e assim desenhar um plano estratégico para impulsionar o crescimento do seu negócio através de incentivos.

Ou seja, o pessoal do RH além de contribuir com o desenvolvimento de um planejamento inteligente, eles podem te ajudar a decidir qual o brinde ideal para sua campanha. 

Então, após planejar, definir os objetivos e entender como o processo será mensurado, chegou o momento mais esperado: saber quais são as estratégias de endomarketing mais utilizadas e decidir aquelas que se encaixam em seu plano de negócios. 

1 – Pesquisa de satisfação

A pesquisa interna é uma excelente estratégia para você compreender o nível de satisfação dos seus colaboradores quanto à gestão do negócio, as atividades desenvolvidas e a posição do mesmo em cada departamento.

Através da pesquisa é possível conhecer seu público-alvo (funcionários) e desenvolver um planejamento que aborda exatamente as necessidades mencionadas.

Além disso, fazendo essa pesquisa regularmente o colaborador entenderá o quão focado você está em saber sobre o bem-estar do indivíduo no ambiente organizacional.

2 – Ações de integração

A receptividade de uma empresa diz muito sobre os valores e cultura organizacional do negócio.

E uma das maneiras de recepcionar os novos contratados é promovendo ações de integração, onde o principal objetivo é deixar o colaborador familiarizado com o ambiente de trabalho.

O primeiro dia do novo integrante pode ser estressante e desconfortável, por isso é muito importante investir em ações de boas-vindas, demonstrar que o ambiente é tranquilo e ajudá-lo a socializar-se com os demais membros da equipe.

Portanto, invista em kit onboarding, faça um pequeno tour pela empresa, defina um colega de trabalho para auxiliá-lo durante sua jornada e promova treinamentos para capacitá-lo.

3 – Reconhecimento 

Reconhecer a equipe e os membros individuais por cumprir metas e desempenhar suas atividades com eficiência é uma maneira de incentivá-los a produzir mais, melhorar as métricas da empresa, contribuir com ideias inovadoras e na identificação de possíveis falhas.

O reconhecimento pode ser feito de diversas maneiras, com bonificações, comissões, outros incentivos financeiros, premiações ou um simples reconhecimento em reuniões.

Lembra da pesquisa de satisfação?

Conhecendo o seu público-alvo você saberá exatamente como reconhecê-los e quais recompensas oferecer de acordo com o perfil da sua empresa.

4 – Eventos

Promover eventos corporativos internos ou beneficiar seus colaboradores com eventos de capacitação e treinamento Brasil afora é uma estratégia que ajudará a tornar os seus colaboradores mais interessados no desenvolvimento por novas habilidades.

Já eventos festivos, comemorações e confraternizações também são muito bem utilizados para motivá-los.

Nada mais justo do que reconhecer o trabalho da sua equipe promovendo comemorações de acordo com as metas ou objetivos alcançados, não é?

5 – Participação ativa do colaborador  

Estimular a participação do colaborador em reuniões e pautas importantes de acordo com o departamento e deixar às claras os objetivos do empreendimento a longo prazo, motiva os membros a se esforçarem para contribuir com a resolução de problemas.

É extremamente importante considerar essa participação ativa para fazê-los se sentir parte do seu projeto por completo, porque eles estão engajados e investindo energia para construir o seu sonho.

Os funcionários podem contribuir com ideias inovadoras, desenvolvimento de soluções para seus serviços ou produtos.

Lembre-se que são eles quem lidam diariamente com as necessidades dos seus clientes e, por isso, são eles quem obtêm uma visão horizontal do cenário, assim facilitará o processo de recolhimento de feedbacks e comentários dos consumidores.

6 – Desenvolvimento de habilidades

O desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades beneficia o seu negócio a curto e longo prazo. 

Ao ajudar no desenvolvimento intelectual da sua equipe você recebe o retorno do investimento com o melhor custo-benefício.

Porque promover constantemente a capacitação do seu colaborador é um passo para construir uma equipe de alto nível para o desenvolvimento de projetos inovadores e o aprimoramento das operações existentes.

7 – Benefícios para os funcionários

Os benefícios podem ser utilizados como mecanismos de motivação, engajamento e aumento da produtividade.

Há diversos tipos que podem ser utilizados como parcerias em academias, aplicativos de idiomas, o day off para os aniversariantes, brindes, kits especiais e tantas outras recompensas.

As ações de endomarketing, como você percebeu, engloba diversas estratégias que podem ou não ser aplicadas no seu negócio, para isso você precisa avaliar o cenário atual da sua empresa e como os colaboradores se sentem quanto à sua gestão.

Por isso é importante a aplicação de pesquisa interna de satisfação, disponibilizar caixa para sugestões e utilizar indicadores de desempenho. 

Mas todo esse processo precisa ser de boa, descontraído, leve, para que você consiga extrair o que deseja da melhor maneira possível. 

Saca só, se você está pensando em promover campanhas internas para colaboradores e os consumidores da sua marca, a Lira Brindes pode ajudar você a tornar esses momentos memoráveis.

Clique aqui, entre em contato conosco e tire seu projeto do papel.

Benefícios do endomarketing para o seu negócio

O endomarketing é uma ferramenta que ajuda a construir uma relação de longo prazo com os integrantes do seu time.

Perceba que os colaboradores são parte fundamental para a construção de uma marca, eles fazem parte de um propósito que é o objetivo pelo qual sua empresa foi desenvolvida e para isso eles precisam sentir-se parte desse processo. 

O marketing interno para boa parte das empresas que não adotam essa estratégia nos seus negócios veem essas ações como desperdício de recursos e até mesmo como perda de tempo.

Mas você pode estar aplicando o endomarketing na sua empresa agora mesmo e não sabe disso.

Quando você promove o quadro “Funcionário do mês”, sorteia brindes, viagens ou cupons de desconto em lojas parceiras, presenteia os seus colaboradores no Natal com cestas ou incentivos financeiros: isso é endomarketing.

O marketing institucional, como também é conhecido, está mais presente em negócios pequenos do que imaginamos, no entanto, essas ações não são reconhecidas dessa maneira. Por quê?

Porque os gestores não desenvolvem um plano estratégico para aproveitar a motivação dos funcionários nesses períodos em que ocorrem os incentivos para bater metas, alcançar melhores resultados e estar à frente da concorrência.

Ou seja, não conseguem identificar que são ações porque não há uma meta ou objetivo por trás. É apenas uma replicação do que vem sendo feito na concorrência.

Portanto, para colocar em prática estratégias de marketing na sua empresa você precisa entender como mensurar os resultados, assim você obterá dados suficientes para saber quais ações estão funcionando e quais necessitam ser reavaliadas.

10 benefícios do marketing interno para pequenas e grandes empresas

Se você precisa de um empurrãozinho para saber se essas estratégias são válidas ou não para sua empresa, selecionamos 10 benefícios do endomarketing que aplicadas proporcionam vantagens imensuráveis para grandes negócios:

  1. Os colaboradores tornam-se defensores e promotores da marca.
  1. O clima do ambiente organizacional é mais leve e colaborativo.
  1. Ocorre a melhoria nos processos internos.
  1. A comunicação interna passa a ser ágil.
  1. Há a retenção de talentos. 
  1. Melhor aproveitamento das habilidades profissionais. 
  1. Obtenção de engajamento e motivação dos funcionários.
  1. Ganho de produtividade. 
  1. Aumento na percepção de valor da marca no mercado.
  1. Atrai profissionais acima da média para compor a equipe.

Lembre-se que as ações voltadas para os funcionários proporcionam mecanismos para impulsionar o crescimento do seu negócio.  

Além de garantir melhores resultados a curto prazo, a aquisição de novos clientes e bons feedbacks sobre suporte e atendimento é um deles, saca?

O foco é no colaborador, mas os ganhos refletem em toda a organização e fora dela.

Implementando o endomarketing em pequenos negócios

O endomarketing pode ser aplicado em pequenos negócios sem uma equipe de gestão específica para essa finalidade?

Sim! Será mais fácil desenvolver o planejamento se você tiver uma equipe dedicada à gestão de pessoas e marketing, mas se não for o seu caso, você consegue implementar as estratégias na sua empresa sozinho.

Para isso é necessário iniciar entendendo quais são as necessidades dos seus colaboradores, como você pode motivá-los e, principalmente, como utilizar toda a energia para melhorar sua prestação de serviço, atendimento ao cliente e expansão no mercado.

Mas lembre-se que esse retorno positivo para sua empresa é espontâneo a partir do momento que você promove melhorias e bem-estar.

Cada ação tem um objetivo e você precisa aproximar-se dos membros da sua empresa, ter colaboradores leais torna o processo de evolução mais fácil.

E é possível obter resultados expressivos até mesmo sem despender muitos recursos para essas estratégias.

Então, você pode utilizar modelos de pesquisas para identificar a satisfação dos colaboradores, aprendendo a melhorar o ambiente organizacional, promover uma comunicação interna mais objetiva e ágil, ajudá-los a solucionar problemas com o uso de ferramentas… 

Supondo que você tenha uma equipe ou não, os passos para implementar o endomarketing no seu negócio são:

  • Conheça os seus funcionários (público-alvo).
  • Defina quais são as metas e objetivos do endomarketing.
  • Desenhe as estratégias que deseja aplicar.
  • Mensure os resultados.
  • Melhore continuamente suas métricas (reavaliando e repetindo o que deu certo).

É muito importante entender como todo o processo funciona e investir em campanhas que beneficiarão a sua empresa. Acompanhe os procedimentos e etapas conforme o planejamento esteja evoluindo.

E não esqueça de ir em busca de feedbacks (você se surpreenderá).

Ferramentas de endomarketing para empresas

O objetivo do endomarketing é impactar os membros da sua organização e para desenvolver ações assertivas selecionamos 5 ferramentas essenciais que ajudarão você a implementar o programa de marketing interno com eficiência na sua empresa.

1 – Novas redes de comunicação interna

Investir na comunicação interna do seu negócio ajudará você a alinhar todas as equipes e mantê-las no mesmo barco.

Você pode desenvolver meios de comunicação ativos que informe e motive seus funcionários diariamente como blog interno, murais, guia para recepcionar recém contratados, suas próprias redes sociais…

Mantenha sempre um bom canal de comunicação ativo e os conflitos internos e desencontros de informações serão reduzidos.

2 – Reuniões de alinhamento

O feedback semanal ou mensal é um mecanismo para manter as equipes alinhadas aos objetivos da empresa.

Faça reuniões constantemente para identificar quais foram as dificuldades dos colaboradores durante o período e alinhe as expectativas. Revise o progresso de desempenho de cada um e faça suas considerações em grupo e individualmente.

3 – Plano de carreiras

No seu negócio há a possibilidade de crescimento para que o seu colaborador possa estar evoluindo?

Certifique-se de definir as metas, revisar os planos de carreira e manter os incentivos à capacitação e treinamentos.

A percepção de crescimento dentro de uma organização é um fator importante pelo qual o colaborador estará comprometido para seu próprio crescimento.

Leia também: Brindes: ferramenta de engajamento para sua empresa

Há diversas ferramentas que em conjunto com o desenvolvimento das estratégias que serão aplicadas no seu negócio colaboraram para o crescimento do seu time e, consequentemente, da sua empresa.

No entanto, aprofunde-se na possibilidade de utilizar outros mecanismos e estratégias que possam agregar e aumentar a percepção de valor da sua marca no mercado.

Por que proporcionar benefícios para os seus colaboradores está, também, atrelado a maneira como sua empresa é vista no mundo dos negócios. 

Além disso, é através dessas ações que você conquistará a lealdade dos seus funcionários e assim se tornarão representantes fiéis da sua marca. 

O melhor marketing é aquele feito no boca a boca.

Escolhendo os brindes para ações de marketing institucional

O principal objetivo das ações de marketing institucional é obter melhores resultados, seja do departamento comercial, suporte, cobrança, logística, atendimento ao cliente…

E para isso é necessário manter as pessoas que desenvolvem essas atividades motivadas, não é mesmo? 

Mas, deixa eu te contar uma coisa…

Você sabia que nós somos homo economicus?

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas acredite, é uma das características indissociáveis do ser humano. Nós reagimos a estímulos. 

E o homo economicus é basicamente aquele indivíduo racional que está sempre em busca de recompensas, na maioria das vezes recompensas materiais, e por isso os incentivos financeiros motivam massivamente colaboradores de todas as empresas do mundo.

Assim, a produtividade aumenta e consequentemente leva ao aumento da produção, melhorias na prestação de serviços e atendimento ao cliente, por exemplo.

No entanto, aumentar os recursos financeiros dos funcionários nem sempre é suficiente para sustentar a motivação e disposição no ambiente organizacional e até mesmo reduzir o turnover.

Agora, presta atenção, é aqui que entram as ações de integração — onboarding —, os benefícios pensados para cada departamento da sua empresa ou os brindes para datas comemorativas. Legal não é?

Olha o que separamos para você: 5 ideias de brindes para endomarketing que você pode utilizar nas suas campanhas promocionais e aplicar a uma estratégia de sucesso interna para sua empresa.

Kit Moleskine 

Na categoria de educação ou acessórios para escritórios, separamos duas opções econômicas mas muito eficazes.

O kit moleskine é um tipo de caderneta de couro sintético que contém em média 80 folhas pautadas e possui um suporte de nylon para a caneta que acompanha esse item. 

 kit Moleskine 

E o bloco de anotações que é muito semelhante ao anterior mas possui em média 120 folhas pautadas 

Os dois itens são essenciais para atividades administrativas, eventos corporativos e para segmentos de negócios educacionais. 

Se você está à procura de um item para presentear seus colaboradores, o kit moleskine ou bloco de anotações é o ideal para iniciar o ano com as ferramentas necessárias para desenvolver e implementar novas ideias.

Caderno Powerbank

Caderno Powerbank

Esse é o famoso três em um: um kit personalizado com a sua marca e tudo o que um viajante precisa para realizar suas tarefas no dia a dia livre de preocupações.

O caderno powerbank da Lira Brindes é um ótimo fichário que possui um power bank interno de 4.000mAh para recarregar aparelhos eletrônicos, como celulares e, além disso, o caderno tem um compartimento no interior para guardar todos os seus documentos pessoais.

É um item essencial para quem está sempre realizando viagens a trabalho. 

O caderno powerbank é compacto e inovador! Ideal para eventos corporativos, campanhas promocionais e brindes personalizados.

Kit Gym

O kit personalizado Gym é ideal para colaboradores que gostam de praticar atividades físicas ao ar livre ou em academias.

Esse kit é composto por uma garrafa inox e um fone de ouvido bluetooth (sem fio) para proporcionar uma experiência completa.

Se você promove eventos que incentivam o cuidado à saúde física ou seu negócio é do nicho fitness, os itens desse kit são essenciais para que os colaboradores aproveitem o dia a dia com disposição.

Mouse Pad 

 Mouse Pad 

O mouse pad ecológico é um item que pode ser personalizado de diversas maneiras e esse acompanha um organizador que contém porta canetas, cartões de visita e apoio para celular.

É essencial para escritórios, clínicas odontológicas e hospitais, por exemplo. Esse kit auxilia deixando tudo o que é necessário à mão. 

E pensando no bem-estar dos colaboradores, você pode incluir uma garrafa de vidro resistente a altas temperaturas, assim em dias frios é possível preparar bebidas quentes e manter-se aquecido. 

Kit boas-vindas personalizado

Kit boas vindas personalizado

O kit boas-vindas pode ser utilizado para ações de integração do novo membro à equipe e são itens ideais também para a promoção de eventos.

  • 01 Squeeze de vidro
  • 01 Porta crachá
  • 01 Sacochila
  • 01 Caderneta

Com esse kit sua marca estará presente nos melhores momentos do dia a dia do colaborador. 

As ideias de brindes podem ser utilizadas em eventos corporativos, campanhas promocionais e datas comemorativas. 

Agora que você percorreu todo esse post, você sabe da importância das ações de endomarketing nas empresas e quais as estratégias mais utilizadas, chegou a hora de aplicar diretamente no seu negócio.

O marketing interno tem sido aplicado em diversas empresas mundo afora, inclusive em multinacionais e você pode fazê-lo no seu negócio. 

Comece aos poucos e conforme os resultados vão surgindo coloque em prática as demais estratégias.

É importante ressaltar que o bem-estar no ambiente de trabalho é o básico para ter um time de profissionais engajados.

Tipo, você pode proporcionar o bem-estar promovendo a autonomia, incentivando a comunicação ativa, prezando pela participação, socialização amigável e um ambiente limpo e organizado, por exemplo. 

Aqui há outras inspirações, brindes personalizados e kits para as campanhas promocionais, se você deseja conferir outras categorias de produtos, clique aqui.

Gostou desse conteúdo? Comenta aqui nos comentários, nos deixa saber sua opinião!