Geral

Brindes: Ferramenta de Engajamento para sua Empresa

Provavelmente você já conhece as vantagens de trabalhar com os brindes personalizados em ações e eventos externos para fortalecer o relacionamento com os clientes e alavancar as vendas da sua empresa.

Mas você também conhece as vantagens de trabalhar com os brindes personalizados em ações e eventos internos da sua empresa?

Conceitualmente, existem dois tipos de ações possíveis de trabalhar internamente nas empresas: as ações pontuais e as ações continuadas.

E neste post falaremos um pouco sobre os principais tipos de ações e os resultados que cada uma delas podem alcançar.

Então prepare-se, pois agora é a hora de entender os motivos pelos quais você deve incluir os brindes personalizados nas suas estratégias para gerar engajamento dos colaboradores e também fortalecer a cultura organizacional da sua empresa. 😉

Vale reforçar que as ações pontuais e as continuadas são complementares.
E que podem e devem ser trabalhadas simultaneamente! 

Bora lá?

AÇÕES PONTUAIS

São as ações mais conhecidas e comumente utilizadas pelas empresas, tais como:

Premiações: de equipes pelos resultados;
Educativas: SIPAT, CIPA e treinamentos diversos;
Conscientização: Outubro Rosa, Novembro Azul, ambientais.
Identidade visual: canetas e cordões de crachá;
Sustentabilidade: substituição de copos descartáveis, que agridem o meio ambiente por copos e squeezes personalizados.

E como são as mais conhecidas, não vou desperdiçar seu tempo falando sobre algo que você já domina. Então vamos para o próximo tópico, ok? 😉

AÇÃO CONTINUADA

As grandes e já consolidadas corporações, assim como as startups, investem pesado para manter seus colaboradores engajados e se sentindo parte de algo, de um objetivo comum maior.

É impossível falar sobre ação continuada sem antes falar um pouco sobre comportamento humano e da importância dos símbolos em nosso desenvolvimento social através da história.

A long time ago in a far, far away galaxy, por questões de sobrevivência e conforto, os nossos ancestrais caçadores coletores começaram a se organizar em grupos de indivíduos que cooperavam entre si. E a formação de um grupo era pautada diretamente na confiança mútua entre os indivíduos, e para isso, numa época em que nem se imaginava inventar a roda e muito menos criar a linguagem escrita, a única forma de saber no que o outro acreditava ser o certo ou errado, justo ou injusto, lealdade e traição, era necessário que eles se conhecessem intimamente, ou seja, cara a cara.

Porém, segundo o historiador israelense Yuval Harari, mesmo os grupos mais bem-sucedidos tinham um limite crítico de 150 indivíduos. Após essa quantidade se tornava impossível que os indivíduos se conhecessem intimamente, o que acabava por desestabilizar todo o grupo mais cedo ou mais tarde. E se mesmo hoje é difícil para nós seres humanos modernos conhecermos e confiarmos intimamente em pessoas de um simples grupo de WhatsApp, imagine numa época que nem mesmo o sinal de fumaça tinha sido inventado? 😛

Ainda segundo Harari, o “pulo do gato” para que nossos ancestrais vencessem esse limite crítico e conseguissem formar grupos cada vez maiores e que os indivíduos continuassem cooperando entre si, de forma que evoluíssem para tribos, vilarejos, cidades com dezenas de milhares de pessoas e depois impérios com centenas de milhões de indivíduos, foi fundamental o surgimento de símbolos e estórias em nossa comunicação.

Graças aos símbolos e estórias, nossos antepassados conseguiram transmitir e propagar suas crenças e valores e também a identificar quem compartilhava das mesmas crenças e valores.

E dessa forma puderam otimizar e relativamente uniformizar a comunicação entre os indivíduos de grupos crescentes que se tornaram verdadeiros exércitos e passaram a seguir todos na mesma direção, com o mesmo objetivo. Possibilitando com que os legionários respeitassem a hierarquia de comando e reconhecessem imediatamente a autoridade de um general que nunca tinham visto antes somente pelas suas vestes (símbolo) e passaram a obedecer a suas ordens, muitas vezes sem contestar e muito menos contextualizar.

E avançando no tempo para além dos antigos impérios e feudos, hoje temos as empresas e grandes corporações, que não possuem somente estórias e símbolos, mas também procedimentos, missão, visão e valores.

Mas passado essa introdução, voltemos aos símbolos, pois é aqui que entram os brindes personalizados. 😉

Hoje, ao entrar em qualquer corporação consolidada somos bombardeados por sua comunicação institucional por todos os lados. Ao se dirigir a qualquer agência bancária é fácil notar: na fachada externa, nas paredes internas, no uniforme dos colaboradores, no porta canetas, na caneta, na caneca de café em cima da mesa. Todos carregam as cores e o logo da corporação. Faz parecer que adentramos num templo, e todos esses elementos comunicam a onipotência e onipresença da instituição, e que tanto o cliente quanto o colaborador podem confiar que estamos falando de uma instituição sólida.

E essa solidez também comunica ao colaborador que ele faz parte de uma instituição onde ele poderá crescer e desenvolver sua carreira, e que, portanto, vale a pena se engajar. Não obstante, é comum encontrar profissionais que mais do que vestir a camisa, adotam por status e orgulho o nome das instituições onde trabalham como seus sobrenomes: Pedro Alves, do Santander. Julia, da Amazon. Silvia Dias, da Smartfit.

E percebendo o poder de causar esse sentimento de pertencimento e engajar por meio dessa comunicação institucional, que antes era reservada somente para as grandes corporações, as startups investem pesado na personificação de suas marcas para o mundo físico. Isso comunica a materialização de suas marcas, mostrando que elas podem ser “palpáveis” e reais.

Por isso, os brindes personalizados não ficam restritos somente à atividades lúdicas e ações pontuais. Eles também podem e devem ser utilizados para a construção e consolidação da sua marca. Para comunicar aos seus colaboradores, que assim como as grandes corporações, a sua marca também é uma instituição sólida e consolidada, e que eles podem confiar e se empenhar, e que há para onde crescer. Também que um pequeno grupo de profissionais engajados e motivados podem se tornar uma grande corporação. Assim como um pequeno grupo de caçadores coletores se tornaram legionários que desbravam e dominaram o mundo. 😉

Mas calma, você não precisa fazer tudo isso de uma vez. Sabia que somente introduzindo squeezes ou copos personalizados sua empresa: personifica sua marca no mundo físico, colabora com o meio ambiente, pois diminui o consumo e desperdício de copos plásticos e ainda reduz gastos recorrentes e mensais com a compra de copos descartáveis! E ainda, sempre que um cliente visitar seu escritório, terá a mesma sensação de respaldo e segurança que você sente ao entrar numa agência bancária. 

Eu poderia citar aqui dezenas, senão centenas de benefícios e sugestões de brindes personalizados para que você engaje sua equipe e os resultados de sua empresa.

Mas acredito que você já entendeu o princípio e o poder dessas ações continuadas. 😉

Ufaaaa, por hoje é só!

Para saber mais, continue nos acompanhando. Diga a sua dúvida nos comentários ou entre em contato com nossos consultores. 😉